Pular para o conteúdo principal

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo 
Tempo: 20 min.
Turma/ano: 4° ano


Recursos: 
folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.    


Tipo de dinâmica: 
Ela é uma dinâmica de descontraçãointegração coletiva e de expressão emocional, por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica. 

Objetivos: 
  •          Trabalhar sentimentos;
  •          Trabalhar a empatia;
  •          Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;
  •          Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida.

Desenvolvimento: 
1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta dinâmica, em seguida entregará uma folha já com a fita adesiva solicitando que eles colem nas costas do seu colega ao lado.

2° momento: será entregue a cada aluno uma caneta hidrocor, logo após, todos deverão se deslocar para o centro da sala, ao reproduzir a música todos devem andar entre si mentalizando pensamentos positivos (a música usada para a aplicação desta dinâmica foi "valeu amigo" fica de sugestão), ao pausar a música eles devem escrever um elogio na folha colada nas costas do colega mais próximo. 

3° momento: a música deve ser pausada entre quatro a cinco vezes, ao termino dessa sequência todos devem retornar aos seus lugares, o mediador (a) irá pedir que retirem as folhas das costas apenas quando for solicitado por ele (a). 

4° momento: o aluno (a) que estiver na ponta do lado direito ou esquerdo da sala (fica a critério do mediador/a) deve retirar a folha das costas e fazer a leitura dos elogios recebidos pelos seus colegas, e assim sucessivamente até todos terem feito o compartilhamento dos elogios recebidos. 


DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
 CAMPUS XI - SERRINHA 
COLEGIADO DE PEDAGOGIA

DISCENTES: Bruna Mainally; Eneyle Queiroz; Jocasta Lima; Taelania Sampaio e Vanessa Lima

DOCENTE/ ORIENTADORA: Nayana Suzart


Referências:
Portal Educação. Os Tipos de Dinâmicas – disponível em https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/os-tipos-de-dinamicas/22852 - acesso em: 30 de junho de 2018.

Denise Ferreira. 7 Dinâmicas Rápidas para o Início das Aulas – disponível em http://www.papodaprofessoradenise.com.br/7-dinamicas-rapidas-para-o-inicio-das-aulas/ - acesso em: 30 de junho de 2018.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...