DINÂMICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
1 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
Possibilitar o reconhecimento do Eu e do Outro;
Desencadear socialização dos integrantes da turma.
METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que a turma forme uma grande roda.
Segundo momento: A mediadora canta a canção “Oh colega me diga seu nome / Oh colega me diga seu nome / E sua idade também / E sua idade também”, enquanto uma bola vai passando de mão em mão. Ao modo que a canção encerra, os integrantes que ficarem com a bola vão se apresentando para a turma.
RECURSOS
Bola.
2 DINÂMICA DE RELAXAMENTO
2 DINÂMICA DE RELAXAMENTO
OBJETIVOS
Proporcionar momento de relaxamento;
Propiciar a Corporeidade ao tocar e movimento do próprio corpo.
METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que a turma forme uma grande roda, de preferência que os integrantes estejam sentados no chão;
Segundo momento: A mediadora inicia os comandos descritos a seguir:
1 - Fecha os olhos, relaxa o corpo e respira,puxa o ar e solta devagar.
(Pausa)
2 - Ouça a música, o som das águas,respira.
(Pausa)
3 - Mexa os dedos como se estivessem tocando piano.
4 - Faça movimento de abrir e fechar as mãos.
5 - Agora mexa o pulso para dentro e para fora.
(Pausa)
6 - Toque seus braços, vão subindo as mãos até o pescoço, coloque as mãos atrás do pescoço e desça um pouco pelas costas.
(Pausa)
7- Levante os braços e formem um castelo.
8 - Mexa a cabeça de um lado para o outro.
9 - Sinta suas pernas.
10 - Mexa os pés.
11 - Ouça o som das águas,respire, pense em algo que te deixa alegre, vá lembrando, sinta essa alegria.
12 - Respire, espreguice como se estivesse acabando de acordar.
13 - Agora vai voltando, abrindo os olhos..
RECURSOS
Música instrumental com sons da natureza e flauta indígena; caixa de som.
3 DINÂMICA DE EXPRESSIVIDADE
3 DINÂMICA DE EXPRESSIVIDADE
OBJETIVOS
- Possibilitar a Expressividade por meio de expressões artísticas;
- Propiciar o desenvolvimento de argumentações e protagonismo.
METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que os integrantes da turma desenhem as sensações percebidas na atividade anterior;
Segundo momento: Possibilitar que a turma explique os desenhos realizados.
RECURSOS
Papel A4, giz de cera.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
DINÂMICAS de Relaxamento em Grupo e Equipe | Como fazer, exemplos, dicas. Esoterikha.com. Disponível em: <https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-relaxamento-para-grupos-e-equipes-como-fazer-exemplos-textos-e-dicas-dinrel.php>. Acesso em: 19 jun. 2018.
ULYSSEA, Aline. Guia completo das dinâmicas de grupo. Rh portal, 2 set. 2015. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/dinmicas-de-grupo/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XI - SERRINHA
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
DISCENTES: ANA LUCIA MARTINS DA SILVA; DEILMA RAMOS SANTOS; LEANE LINY DOS SANTOS LIMA; SIMONE TELES LIMA.
ORIENTADORA: NAYANA SUZART
Muito boa as dinâmicas, parabéns Leane.
ResponderExcluir