Pular para o conteúdo principal

DINÂMICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


DINÂMICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

1 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO

OBJETIVOS
Possibilitar o reconhecimento do Eu e do Outro;
Desencadear socialização dos integrantes da turma.

METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que a turma forme uma grande roda.
Segundo momento: A mediadora canta a canção “Oh colega me diga seu nome / Oh colega me diga seu nome / E sua idade também / E sua idade também”, enquanto uma bola vai passando de mão em mão. Ao modo que a canção encerra, os integrantes que ficarem com a bola vão se apresentando para a turma.

RECURSOS
Bola.

2 DINÂMICA DE RELAXAMENTO

OBJETIVOS
Proporcionar momento de relaxamento;
Propiciar a Corporeidade ao tocar e movimento do próprio corpo.

METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que a turma forme uma grande roda, de preferência que os integrantes estejam sentados no chão;
Segundo momento: A mediadora inicia os comandos descritos a seguir:
1 - Fecha os olhos, relaxa o corpo e respira,puxa o ar e solta devagar.
(Pausa)
2 - Ouça a música, o som das águas,respira.
(Pausa)
3 - Mexa os dedos como se estivessem tocando piano.
4 - Faça movimento de abrir e fechar as mãos.
5 - Agora mexa o pulso para dentro e para fora.
(Pausa)
6 - Toque seus braços, vão subindo as mãos até o pescoço, coloque as mãos atrás do pescoço e desça um pouco pelas costas.
(Pausa)
7- Levante os braços e formem um castelo.
8 - Mexa a cabeça de um lado para o outro.
9 -  Sinta suas pernas.
10 - Mexa os pés.
11 - Ouça o som das águas,respire, pense em algo que te deixa alegre, vá lembrando, sinta essa alegria.
12 - Respire, espreguice como se estivesse acabando de acordar.
13 - Agora vai voltando, abrindo os olhos..


RECURSOS
Música instrumental com sons da natureza e flauta indígena; caixa de som.

3 DINÂMICA DE EXPRESSIVIDADE

OBJETIVOS
- Possibilitar a Expressividade por meio de expressões artísticas;
- Propiciar o desenvolvimento de argumentações e protagonismo.

METODOLOGIA
Primeiro momento: Solicitar que os integrantes da turma desenhem as sensações percebidas na atividade anterior;
Segundo momento: Possibilitar que a turma explique os desenhos realizados.

RECURSOS
Papel A4, giz de cera.


REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 19 jun. 2018.


DINÂMICAS de Relaxamento em Grupo e Equipe | Como fazer, exemplos, dicas. Esoterikha.com. Disponível em: <https://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-de-relaxamento-para-grupos-e-equipes-como-fazer-exemplos-textos-e-dicas-dinrel.php>. Acesso em: 19 jun. 2018.


ULYSSEA, Aline. Guia completo das dinâmicas de grupo. Rh portal, 2 set. 2015. Disponível em: <http://www.rhportal.com.br/artigos-rh/dinmicas-de-grupo/>. Acesso em: 19 jun. 2018.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XI - SERRINHA
COLEGIADO DE PEDAGOGIA

DISCENTES: ANA LUCIA MARTINS DA SILVA; DEILMA RAMOS SANTOS; LEANE LINY DOS SANTOS LIMA; SIMONE TELES LIMA.
ORIENTADORA: NAYANA SUZART


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo  Tempo: 20 min. Turma/ano: 4° ano Recursos:   folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.     Tipo de dinâmica:   Ela é uma dinâmica de descontração ,  integração   coletiva e de expressão emocional , por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica.  Objetivos:            Trabalhar sentimentos;           Trabalhar a empatia;           Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;           Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida. Desenvolvimento:  1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta...

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...