Pular para o conteúdo principal

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


TEMA
Música na Educação Infantil

PÚBLICO ALVO: Grupo 5
TEMPO: 60min.
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: Corpo, gestos e movimento (Corporeidade)

OBJETIVO GERAL
Explorar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, ao mesmo tempo que promove a expressão das emoções e linguagem e ampliação da cultura através das músicas.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar a comunicação das opiniões com desenvoltura;
- Ampliar os conhecimentos pré-existentes;
- Alargar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação através do brincar;
- Explorar e vivenciar ações, emoções e o espaço físico com o corpo;
- Expressar as emoções e sentimentos por meio do desenho.

METODOLOGIA

1° Momento: Iniciará com uma roda de conversa, na qual a professora provocará os educandos com questionamentos: Vocês já ouviram falar na música "O Cravo e a Rosa"? Ela fala sobre o que? E da música "A Linda Rosa Juvenil"? O que acontece com a Rosa Juvenil? Em seguida, de forma expositiva, irá trazer as histórias de tais músicas.
2° Momento: Será apresentado para a turma os vídeos das músicas.
Momento: Será proposta a divisão da turma em dois grandes grupos para realizar a dramatização das músicas.
Momento: Os grupos apresentarão as dramatizações para a turma, expondo sua criatividade e a experiência de interpretar uma cantiga;
5° Momento: Os estudantes ficarão livres para desenhar as sensações e acontecimentos da aula.

RECURSOS DIDÁTICOS: Notebook, datashow, aparelho de som, lápis, papel A4, acessórios para os personagens.

AVALIAÇÃO: Será processual, analisando o desenvolvimento do trabalho proposto individualmente e coletivamente.

REFERÊNCIAS


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>. Acesso em: 23 maio 2018.


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS XI - SERRINHA
COLEGIADO DE PEDAGOGIA

DISCENTES: ANA LUCIA MARTINS DA SILVA; DEILMA RAMOS SANTOS; LEANE LINY DOS SANTOS LIMA; SIMONE TELES LIMA.

ORIENTADORA: PROF. MSC. MIRIAM BARRETO DE A. PASSOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo  Tempo: 20 min. Turma/ano: 4° ano Recursos:   folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.     Tipo de dinâmica:   Ela é uma dinâmica de descontração ,  integração   coletiva e de expressão emocional , por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica.  Objetivos:            Trabalhar sentimentos;           Trabalhar a empatia;           Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;           Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida. Desenvolvimento:  1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta...

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...