Pular para o conteúdo principal

DICAS DE DINÂMICAS PARA O ESTÁGIO


O Estágio na formação de professores requer criatividade e inovações na prática pedagógica em sala de aula. Para os discentes que atuam em sala de aula é o momento de olhar sua atuação e avaliá-la, buscando aperfeiçoamento. Para os que ainda não tiveram algum tipo de experiência como professor, perceberão que o desafio pode ser prazeroso ao ressignificar os conceitos apreendidos durante a formação. É um momento de descoberta para compreender se de fato a sala de aula é o local que se quer estar.
Após a elaboração do projeto, a escrita das sequências didáticas devem estar coerentes com os objetivos traçados. Se você já está nessa fase e se encontra “com os neurônios atormentados” no momento das produções das sequências didáticas, daremos a solução - ou quase isso.
Há inúmeros conteúdos nas plataformas digitais tanto para a Educação Infantil como para o Ensino Fundamental e que muitas vezes é escrito ou gravado por professores. Hoje, o nosso enfoque é a sites que apresentam inúmeras dinâmicas. Lembre-se que a turma que será o público-alvo da intervenção do estágio tem suas subjetividades e você deve reconhecer isso na elaboração das sequências didáticas, adaptando se possível a dinâmica a realidade da turma.
Segue abaixo links de três sites que trazem inúmeras dinâmicas:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo  Tempo: 20 min. Turma/ano: 4° ano Recursos:   folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.     Tipo de dinâmica:   Ela é uma dinâmica de descontração ,  integração   coletiva e de expressão emocional , por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica.  Objetivos:            Trabalhar sentimentos;           Trabalhar a empatia;           Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;           Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida. Desenvolvimento:  1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta...

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...