Pular para o conteúdo principal

SOBRE A CONCLUSÃO DOS ESTÁGIOS NO CURSO DE PEDAGOGIA


Por: Leane Liny dos Santos Lima


O Curso de Pedagogia no Departamento de Educação Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia possui, até o momento, três estágios supervisionados: o primeiro em Espaços não formais, o segundo na Educação Infantil e o terceiro, e último, no anos iniciais do Ensino Fundamental.

Neste semestre (2019.2), a turma Pedagogia 2016.1 conclui o último estágio. Finalizando, assim, mais uma etapa da formação. E sobre estágio na formação do pedagogo, do professor, o que dizer? Pois, “[...] o estágio curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis. [...]” (PIMENTA; LIMA, 2008, p. 45).

Logo, traçar esse diálogo entre os fundamentos teóricos e metodológicos na atuação em sala de aula (ou nos espaços não formais, visto que o pedagogo atua onde há prática pedagógica e será professor nesses espaços - mesmo uns "achando" que não) não é fácil porque as relações sociais existentes no espaço escolar são subjetivas e estão ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos ali presentes.

Finalizar as etapas de estágio supervisionado significa para uns liberdade, por estar próxima a conclusão do curso, e para outros um momento de reflexão sobre a escolha do curso, da identidade docente e do que estar por vir, pois, ter o diploma emitido por uma universidade pública, além de representar o nível de escolarização superior, traz cargas de responsabilidade e exigências sociais.

O futuro não é claro porque é futuro, ué. Os últimos semestres estão chegando. E aí, o que foi bom até agora? Quais momentos marcaram sua trajetória no Curso de Pedagogia? Você se considera apto para dizer "sou pedagogo, sou professor"? O que ainda posso usufruir na Universidade?

E ainda há sujeitos que desmerecem o Curso de Pedagogia, hein?

REFERÊNCIAS

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: ______. Estágio e Docência. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo  Tempo: 20 min. Turma/ano: 4° ano Recursos:   folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.     Tipo de dinâmica:   Ela é uma dinâmica de descontração ,  integração   coletiva e de expressão emocional , por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica.  Objetivos:            Trabalhar sentimentos;           Trabalhar a empatia;           Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;           Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida. Desenvolvimento:  1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta...

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...