Por: Leane Liny dos Santos Lima
O Curso de Pedagogia no Departamento de Educação Campus XI - Serrinha da Universidade do Estado da Bahia possui, até o momento, três estágios supervisionados: o primeiro em Espaços não formais, o segundo na Educação Infantil e o terceiro, e último, no anos iniciais do Ensino Fundamental.
Neste semestre (2019.2), a turma Pedagogia 2016.1 conclui o último estágio. Finalizando, assim, mais uma etapa da formação. E sobre estágio na formação do pedagogo, do professor, o que dizer? Pois, “[...] o estágio
curricular é atividade teórica de conhecimento, fundamentação, diálogo e
intervenção na realidade, esta, sim, objeto da práxis. [...]” (PIMENTA; LIMA,
2008, p. 45).
Logo, traçar esse diálogo entre os fundamentos teóricos e metodológicos na atuação em sala de aula (ou nos espaços não formais, visto que o pedagogo atua onde há prática pedagógica e será professor nesses espaços - mesmo uns "achando" que não) não é fácil porque as relações sociais existentes no espaço escolar são subjetivas e estão ligadas ao processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento dos sujeitos ali presentes.
Finalizar as etapas de estágio supervisionado significa para uns liberdade, por estar próxima a conclusão do curso, e para outros um momento de reflexão sobre a escolha do curso, da identidade docente e do que estar por vir, pois, ter o diploma emitido por uma universidade pública, além de representar o nível de escolarização superior, traz cargas de responsabilidade e exigências sociais.
O futuro não é claro porque é futuro, ué. Os últimos semestres estão chegando. E aí, o que foi bom até agora? Quais momentos marcaram sua trajetória no Curso de Pedagogia? Você se considera apto para dizer "sou pedagogo, sou professor"? O que ainda posso usufruir na Universidade?
E ainda há sujeitos que desmerecem o Curso de Pedagogia, hein?
REFERÊNCIAS
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes
concepções. In: ______. Estágio e
Docência. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
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