Pular para o conteúdo principal

AS LEMBRANÇAS QUE O PRESENCIAL NOS DEIXOU

Aulas previstas para iniciar às 13:30h, mas já de início mudamos para às 14h. Tinham àqueles que iniciavam no horário previsto, mas tinham que passar todas as informações novamente. E por que isso acontecia mesmo? Porque tinham os 'atrasados' que se deslocavam por quilômetros para chegar naquela sala 2 do segundo andar. E não chegavam em silêncio. Haviam risadas que percorriam os corredores do Departamento. Até sandália já se quebrou na escada. Imaginem!

Apenas aos sábados que os 'atrasados' chegavam cedo, mas enfrentavam sufoco no retorno. Era muito cheiro de botijão.

Quando se passava o dia todo, marmita era para muitos e comprar comida era para poucos ou para raras vezes. E quando comprava vinha a faca de plástico que auxiliava, mas não cortava. Alguns levavam farofa, outros o almoço completo, os especiais traziam especiarias - o macarrão com salsicha. Sempre tinha àquele que parava de comer para prestar atenção na conversa.

O horário do intervalo do almoço era cheio de gargalhadas, de resenhas, de coreografias e letras de músicas. Momento de desabafo da manhã cansativa, das reflexões sobre as aulas, da preparação para a aula a tarde e da organização das reinvindicações.

O lanche da tarde era rico: biscoitos, bolachas, beijus, bolo, salgados, trufas, frutas, alimentos fitness, salgadinho desagradável. Isso tudo, muitas vezes, em meio a um colocar arquivo no pendrive ou troca de notebook ou vou descer na cantina.

O sofá, o bebedouro e o banheiro da indignação. Era a fuga. Mas todos voltavam para seus lugares estrategicamente marcados simbolicamente. O sair do seu lócus era desestabilizador! 

As apresentações de seminários eram ricas e diversidades, por trás conflituosas e prazerosas. Alguns dormiam e acordavam no susto, outros nem isso. As dinâmicas e comemorações alegravam a todos e enchiam o 'bucho' também.

A hora da saída era correria numa verificação constante de guarda de materiais - algo sempre era esquecido - e agradecíamos por chegarmos bem em casa.

E o que a gente leva do presencial? Lembranças.


Por: Leane Liny dos Santos Lima

Comentários

  1. Uma graduação de 4 anos em um bom texto! Quantas lembranças !

    ResponderExcluir
  2. Ah, que texto rico e que marca nossa turma, muitas histórias, dificuldades, felicidades!!!

    ResponderExcluir
  3. Que texto! Quantas lembranças boas 🥰🥰

    ResponderExcluir
  4. Textão 👏👏
    Quanta lembrança boa, só gratidão!! 😍

    ResponderExcluir
  5. Foram dias de lutas e de glórias! Rsrs.
    4 anos de muitas experiências, desafios e descobertas!

    ResponderExcluir
  6. Chega o coração ficou apertadinho de pensar que já estamos finalizado nosso processo formativo e de rememorar toda essa trajetória. Uma turma sem igual, que irei sentir muitas saudades!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dinâmica de Grupo Elogie um Amigo

Dinâmica: Elogie um Amigo  Tempo: 20 min. Turma/ano: 4° ano Recursos:   folhas A4 (cortadas ao meio), canetas hidrocor, música, fita adesiva, tesoura, caixa de som, pendrive.     Tipo de dinâmica:   Ela é uma dinâmica de descontração ,  integração   coletiva e de expressão emocional , por conter aspectos lúdicos e promover interação entre os alunos de forma coletiva, fazendo também, com que aconteça, a troca de mensagens positivas (elogios) entre eles no decorrer da dinâmica.  Objetivos:            Trabalhar sentimentos;           Trabalhar a empatia;           Reconhecer como é bom receber elogios de outras pessoas;           Trabalhar a integração/interação entre os alunos em sala de forma lúdica e divertida. Desenvolvimento:  1° momento: o professor/a explicará aos alunos como irá se desenvolver esta...

Dinâmica do Autorretrato voltada à EJA

Dinâmica do Autorretrato Modalidade: Educação de Jovens e Adultos Objetivo: Valorizar a auto estima do aluno de modo com que haja socialização entre a turma, mostrando assim, a realidade de todos através do autorretrato. Materiais: Papel e caneta/lápis. Ambiente: Sentados em círculo. Tempo:  20 minutos. Público-alvo: Estudantes da modalidade EJA (Educação de jovens e adultos). Desenvolvimento: 1° momento: fazer uma pequena reflexão sobre a percepção de si mesmo (a) e o quanto é difícil se perceber como realmente é. 2° momento: será orientado para que em uma folha de papel façam um autorretrato contendo nome idade, sonhos, gostos e qualidades. 3° momento: ocorrerá a socialização do que foi feito refletindo nas dificuldades e como foi produzir um autorretrato, seguido pela abreviação dos colegas dizendo como o companheiro é tão bom para atingir tal objetivo. Perguntas: Qual foi o sentimento ao fazer o seu autorretrato? / Quais as dificuldades? Res...

TUDO NOVO

 Que o tempo passou, nós sabemos! O importante é recordar com alegria e não se prender ao passado. Cada um seguiu seu caminho e os contatos via redes sociais e, até mesmo, para quem consegue, presencial permanecem. Parece até que nunca nos distanciamos. Evoluímos. Cada um na trajetória que precisa realizar. Muito feliz em saber que todos dentro das suas realidades e possibilidades realizaram o tão desejado sonho de dizer Sou Pedagoga ou Sou Pedagogo pela UNEB de Serrinha. E que peso e gosto tem essas palavras. Os biscoitos que o digam. A estrutura está lá imponente ao lado da rodoviária com a pintura renovada em seu azul mais azul. Novos rostos frequentam os espaços e conhecidos ainda estão por lá. Como sempre digo: "Enquanto a maioria passa, outros passarinhos". E o nosso caminho? Quem sabe um dia não se cruze pelas ruas, ônibus em seus encontros e desencontros. E fica um abraço! Por: Leane Liny Culminância do componente estágio supervisionado em Educação Infantil em 2018 so...